sábado, 6 de novembro de 2010

O que é Twitter? Como funciona e como usar? Serve pra quê?

Preclaros Leitores do "A Voz da Cosnciência"
Embora não faça parte de nossa linha editorial a inclusão de textos que versem sobre o mundo digital, vou abrir uma exceção e incluir o texto que vai adiante que fala sobre as facilidades no manejo do Twitter.
Isso porque, o nosso blog tem se utilizado dessa importante ferramenta para facilitar a sua atualização.
Várias notícias e comentários aqui colocados são conhecidos via Twitter, que faz com que as atualizações da notícia sejam feitas em tempo real.
Procurei uma gama enorme de textos na internet sobre o Twitter, mas a maioria se utiliza de termos técnicos não acessíveis aos leigos. Esse texto abaixo me pareceu mais didático.
Aproveitem!
Um efusivo e cordial abraço
O Editor
***********************
A internet é um grande facilitador do encontro de pessoas que compartilham as mesmas opiniões, gostos, idiossincrasias, curiosidades, interesses. Graças a blogs, e-mails, programas como o MSN e redes sociais como o Orkut, fiz muitos amigos por todo o canto do Brasil e exterior. E isso se dá porque um dos grandes motivos pelos quais a internet é tão bacana é a maneira como dissipa distâncias geográficas.

Graças à internet, posso conversar com minha irmã que mora na Espanha, trocar idéias sobre seriados de TV com amigos do interior do Ceará, falar abobrinhas com um blogueiro de Lisboa ou retomar contato com uma amiga de infância que mudou-se para Belém do Pará como se todos estivessem em uma mesma mesa de bar. E, se há cinco anos revelar que conheci minha namorada pela internet ainda gerava reações de espanto, hoje isso é encarado de maneira muito mais natural. Pudera: como bem afirmou o engenheiro de software André Moniz, "as redes sociais estarão para a sociedade moderna como o café, o bar e a discoteca estiveram para a nossa geração".

Uma das redes sociais mais movimentadas no Brasil atualmente é o Twitter. Surgido em março de 2006, trata-se de um serviço gratuito que pode ser desfrutado por qualquer internauta, não requer convite e permite que você publique textos de até 140 caracteres. Para criar sua conta no Twitter, basta clicar aqui e seguir as instruções da página. Caso você encontre alguma dificuldade pelo fato de as instruções estarem em inglês, assista ao vídeo a seguir, produzido pelo pessoal do site Fazer o Quê.

Uma vez criada a sua conta, você já está pronto para responder às perguntas do site: "What's happening?" ("o que está acontecendo?"). Digamos que o Twitter seja como uma folha de caderno com limitações de espaço. Como você só pode escrever mensagens de até 140 caracteres, é preciso ser objetivo. Porém, como em qualquer página em branco, você tem liberdade para escrever o que lhe vier à cabeça, desde fazer breves confissões sobre o seu cotidiano ("que alívio, acabei de dar a descarga!") até compartilhar poemas e hai-kais ("escreveu Leminski: 'confira/ tudo que respira/ conspira'") ou relatar, tal qual um repórter com câmera na mão, os fatos que você está testemunhando naquele momento ("evitem a Marginal Tietê, um caminhão acabou de tombar na altura da Ponte Casa Verde").

Além disso, o Twitter é também uma maneira prática e rápida de divulgar links interessantes, manter seus amigos informados sobre o que você anda fazendo ou publicar insights que lhe vêem à cabeça num determinado momento. Eu, em minha página de favoritos, guardei alguns dos mais inspirados tweets que encontrei por aí:

@dauroveras: Rindo sozinho com um depoimento no Orkut: "Devo tudo que tenho a ele, apesar de não ter nada..."
@aniks: Esquizofrenia. Mais de você em você mesmo.
@ianblack: Mulheres, por muitos motivos, são como montanhas-russas. E é por isso que, embora pareçam iguais, a sensação é sempre de primeira vez...
@livbrandao: Frase do ano: "Tem duas coisas infalíveis pra aumentar a auto-estima de uma mulher: roupa nova e virilha cavada".
@tharso: Dinheiro e espaço em disco nunca são suficientes.
@claudiorubio: A mocinha do banco, ao telefone: "Não vou estar respondendo ao senhor no momento porque o senhor está muito alterado, senhor". Tem jeito?
@markmark7: "Homem abre fogo em sala de univ.americana" está para os EUA como "Tiroteio entre favelas rivais mata 4 no subúrbio do Rio" está para o BR.
@rosana: O mundo não está carente de expressão, mas de atenção. Não basta ter espaço, tem que ter platéia. É a era da carência e da ansiedade.
@cynavarro: A melhor do dia: "Me amarrota que eu tô passada".

* * * * *
Sua página inicial do Twitter apresenta todas as mensagens escritas pelas pessoas que você escolhe seguir. Pode-se afirmar, pois, que aqui vale a máxima "diga com quem tu andas e eu lhe direi que tu és". Acompanhe as atualizações de quem você desejar entrando em qualquer perfil do Twitter e clicando em "follow", ou importe os contatos da sua conta de e-mail clicando em "Find & Follow".

Uma das funcionalidades mais bacanas do Twitter é a atualização em qualquer lugar que você esteja por meio de celulares e smartphones. Sua conta pode ser atualizada via Web, através do endereço http://m.twitter.com/home ou enviando um SMS. Neste caso específico, você precisará informar seu nome de usuário e senha no Twitter no site sms2blog e cadastrar o número do seu celular (mas informe também o código de sua cidade). Depois, basta enviar um SMS para um dos números informados na página. Você também pode configurar sua conta para receber atualizações de seus contatos em comunicadores instantâneos como GTalk e MSN, ou no seu celular, por meio do recebimento de SMS. Basta clicar aqui para fazer as devidas modificações ao gosto do freguês.

* * * * *
Algumas dicas importantes para você que está chegando agora no Twitter:

- Quando você quiser responder ao tweet de alguém que citou o seu nome ou enviar uma mensagem pública destinada a algum amigo específico, inicie sua postagem usando o símbolo de arroba (@) mais o nickname (apelido) do seu contato.

- Use a ferramenta de busca do Twitter ou, uma vez logado no site, clique em http://twitter.com/replies para descobrir todas as vezes em que seu nome ou um determinado assunto foi citado em uma postagem no Twitter.

- Volta e meia você encontrará no Twitter mensagens iniciadas com o símbolo #. Esse símbolo do jogo da velha é utilizado para marcar postagens ligadas a um determinado evento ou assunto recorrente nas conversações. Um exemplo: durante o terremoto em São Paulo, espontaneamente convencionou-se que todas as mensagens ligadas à ocorrência fossem "etiquetadas" com a tag #terremotosp. Do mesmo modo, tweets referentes a eventos como Campus Party são marcadas com etiquetas como #cpartybr, ajudando os interessados a encontrarem mensagens relacionadas a um determinado acontecimento.

Hashtags ligadas a abobrinhas diversas também alastram-se feito fogo na palha. Caso você se depare com mensagens iniciadas com etiquetas como #meupassadomecondena, #letrastraduzidas ou #prontofalei, não perca tempo procurando sentido nesses "twitter memes"; simplesmente participe e se divirta!

- Uma breve seleção de links úteis (ou não): Migre.me (site que reduz o número de caracteres dos links que você quiser compartilhar), os tutoriais do InterNey e do UOL, um ranking da twittosfera em português feito por @crisdias (caso você queira saber quais são os brasileiros mais "seguidos" no Twitter), as reflexões sobre o site feitas por Gabriela Zago, Fabio Seixas e Marcos Donizetti, um twitteiro que disponibiliza os resultados da Mega Sena, um vídeo explicativo produzido pela Common Craft (com legendas em português) e o blog Twitter Brasil.

Dúvidas, sugestões, elogios, puxões de orelha? Siga-me no Twitter: @inagaki. ;)

* * * * *
P.S. 1: Este tutorial faz parte do Movimento Blog Voluntário, que engajou mais de 400 blogs (confira uma lista parcial de participantes) na produção de artigos destinados a combater o analfabetismo digital.

P.S. 2: Textos relacionados: "Como usar o Twitter sem perder (muito) a sanidade" e "Mulheres, hífens e Twitter".

P.S. 3: A Rosana Hermann protagonizou um excelente vídeo tutorial de Twitter para iniciantes: "Como abrir uma conta no Twitter". Além disso, não deixe de conferir o livro online "Tudo o que você precisa saber sobre Twitter", da agência Talk, e o estudo feito pela Bullet sobre o Twitter no Brasil.

P.S. 4: Respondendo a uma dúvida constantemente compartilhada nos comentários: sim, você pode usar o Twitter para enviar mensagens a personalidades como Danilo Gentili, Ivete Sangalo, William Bonner ou o Jovem Nerd. Mas não dá para garantir que eles irã ler o seu reply ou, eventualmente, respondê-lo. É como aqueles correspondências que fãs costumam enviar para atores da Rede Globo; eles certamente não terão tempo para responder a todas as cartas...

Fonte: http://www.interney.net/blogs/inagaki/2008/04/28/o_que_e_twitter/

Nenhum comentário:

Postar um comentário