quinta-feira, 18 de novembro de 2010

OS MICROGENERAIS BRASILEIROS

Preclaros leitores,

Gostaria de utilizar o nosso espaço para lhes contar somente fatos agradáveis e que, além de engrandecer a alma e o espírito, acrescentam muito no nosso trato social. Contudo, isso infelizmente não é possível.
No dia de hoje, pouco antes do almoço, estava eu trabalhando honestamente, ganhando o meu pãozinho diário, quando recebi uma ligação da portaria do meu prédio dizendo que a energia estava sendo cortada por causa de uma conta de setembro do corrente. Imediatamente dirigi-me ao meu apartamento, quando fui informado de que já havia sido feito o corte.
Pago sempre minhas contas pela internet e meus recibos ficam digitalizados no computador. Sem energia para ligá-lo, não tive como solicitar a religação, posto que não tinha o comprovante. Tinha certeza absoluta de que a conta estava paga.
Peguei a conta do mês de referência. Dirigi-me ao banco. Paguei-a novamente para poder ter o comprovante e solicitar a imediata religação.
Quando liguei para a AES Eletropaulo, fui desrespeitado como consumidor e como ser humano, porquanto me deram o prazo de 24 horas para a religação. Caso eu a quisesse no prazo máximo de 4 horas, pagaria uma taxa extra de R$36,00. Fiz o que tinha que fazer.
Quando estou chegando no meu prédio, avistei o agente da AES Eletropaulo que ainda fazia outros cortes em imóveis da mesma rua.
Solicitei ao cidadão que me fizesse imediatamente a ligação, porque havia pago a conta duas vezes e precisava daquilo imediatamente.
Para a minha supresa absoluta, o agente me solicitou um "café"!!! Isso mesmo! Pasmem! Disse-me que a ordem de religação ainda não havia "caído para ele" e que ele estava me fazendo um favor e que, portanto, teria que "adiantar um café" para ele. Esse café que ele pediu é aquele café mesmo que você está pensando - propina!!!
Disse a ele que não ia dar mais nada, porque já havia pagado a conta duas vezes e ainda ia pagar a taxa extra de religação imediata e que se ele quisesse poderia não ligar, que a unidade de religação apareceria em breve (provavelmente ele mesmo, mais tarde, já que estava o dia inteiro prestando serviços - ou desserviços - na região).
Supliquei que ele me religasse a luz porque tinha um filho pequeno e não poderia ficar às escuras. Ele olhava para mim me esnobando, como um juiz que olha para a cra de um réu, desconfiando da minha honestidade e dizendo que eu estava em atraso sim e que a empresa nunca corta a luz de quem está em dia com as prestações.
Disse a ele que não recebi sequer um aviso prévio do corte. Ele me disse que não era desculpa porque nas contas posteriores ao não pagamento vem a menção a respeito do débito e do corte.
O problema é que ninguém se atém a esses dados. Pagamos a conta e pronto! Não ficamos lendo a conta!
Religada a minha energia elétrica, ficaram algumas conclusões que você já deve ter pensado consigo:
- Sobre a AES Eletropaulo: O sistema é péssimo! Um descalabro o sistema de aviso de corte. Qualquer TVA, NET, Telefônica, etc., da vida, no caso de não pagamento, fazem questão de avisar o cliente por várias vezes, mandando cartas de cobrança etc, etc, etc. Se o mês vira sem pagamento, eles mandam uma via totalizadora com as prestações em atraso e os encargos, para pagamento conjunto com a conta do mês. E vejam que eles nem trabalham com serviços tão essenciais como a energia.
O pior disso tudo é que eu não posso chegar para a AES Eletropaulo e dizer: "não quero mais os seus serviços, porque a outra empresa presta um serviço melhor do que vocês". Eles não têm concorrentes!
- Sobre os microgenerais brasileiros: você já deve ter se deparado com essa situação. Você precisava ver o jeito que o "juiz" da Eletropaulo me olhava! Ele ficava me encarando e olhando para a conta de luz paga na fente dele e, na cabeça dele, passava um letreiro: ligo ou não ligo a luz pra esse mané que quer me enrolar!
É impressionante como no Brasil existem esse microgenerais investidos do poder de decidir se você terá ou não energia elétrica, água ou TV. Esses miniditadores de uniforme e crachá deveriam ser melhor preparados para atender a população que, na sua maioria, no exercício de suas profissões, não vivem pedindo "café" para cumprir uma obrigação legal sua.
Também trabalho com público e procuro sempre oferecer um serviço melhor a cada dia, porque o meu pagamento é a ajuda que dou aos outros e o reconhecimento dos meus patrões. Esses pilantras nunca poderão crescer, porque nunca oferecerão um serviço melhor, de modo que se garantem com os seus "cafés".
Esses desgraçados ainda acham que tem jeitinho para tudo e vivem suas vidas praticando as suas microextorsões e os seus microgolpes que, se formos analisar a fundo, unidos eles representam grandes golpes na população. Não podemos tolerar esses miseráveis desonestos!
Quando me mudei e pedi a instalação da TVA em minha residência, o agente da empresa me ofereceu desbloqueio total do conversor, prometendo que abriria todos os canais, inclusive os pay-per-view e adulto, pela bagatela de R$600,00, com dois anos de "garantia". Eu disse a ele que parasse com aquela conversa porque eu não era adepto dessa prática.
Se você acha que burlar o sistema de TV, bem como outros, lhe traz alguma vantagem, saiba que você está sendo tão idiota quanto esses microgenerais. Será que você não percebe que a empresa nunca fica com o prejuízo? Ela lança todos os seus prejuízos sobre os trouxas que pagam honestamente pelo serviço, como é o meu caso! Vamos parar de ser como os miniditadores de uniforme e crachá.
Será que o Brasil nunca vai mudar? Até quando nós seremos uma nação pautada por valores morais de baixo escalão? Até quando teremos que suportar tantos flanelinhas da vida privada que nos afetam sem que percebamos?
Faço um apelo aos meus poucos leitores! Não dá mais! Como vamos cobrar um Congresso Nacional descente, se os nossos representantes nada mais são do que o protótipo da sociedade?
Se o que vemos por lá não nos agrada, porque é o microcosmo, a amostragem da sociedade brasileira, significa que também não devemos estar muito contentes com o restante dela.
A honestidade é valor largado às traças nos dias de hoje, lamentavelmente.
Vamos mudar essa realidade! Vamos proporcionar aos nossos filhos um país melhor!
Um efusivo e cordial abraço.
Rodrigo Barros

Nenhum comentário:

Postar um comentário