sexta-feira, 5 de novembro de 2010

VIDEOGALERIA: Scott Pilgrim Contra o Mundo: um filme de geração.

Twitado pela Veja em 05.11.2010

Longa se junta ao rol de filmes que retrataram a juventude do seu tempo e foram pouco compreendidos pela crítica

por Rodrigo Levino

Quando foi lançado nos EUA, Scott Pilgrim Contra o Mundo causou algum espanto. Houve quem alegasse não ter compreendido o filme por ele ser excessivamente voltado para temas muito específicos da juventude contemporânea, como videogames e quadrinhos. O estranhamento de parte do público - e parte da crítica especializada - diante do filme não é uma percepção incomum. Embora por motivos diferentes e guardadas as devidas proporções, desde os anos 1950 o cinema retratou a linguagem, os gestos e os referenciais culturais típicos da juventude que causaram polêmica ou foram tardiamente compreendidos.

Da boçalidade de James Dean em Juventude Transviada (1955), ao desencanto de Sem Destino (1969), com Peter Fonda, passando pelo bando niilista de Laranja Mecânica (1971), de Stanley Kubrick, até o surgimento do movimento grunge de Vida de Solteiro (1992), de Cameron Crowe, cada geração teve o seu retrato delineado pelo cinema.

Scott Pilgrim, como bem disse o diretor Jason Reitman, de Juno, é o primeiro filme “da geração joystick” e isso inclui o modo como os jovens vêem o sexo, a família, os amigos; como se comunicam e o peso que a cultura tem nas suas vidas.

O site de VEJA selecionou filmes que, assim como Scott Pilgrim, expõem costumes de uma geração: Brian lee o'malley, scott pilgrim, scott pilgrim contra o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário