sexta-feira, 25 de março de 2011

ORAÇÃO DA SERENIDADE - de Reinhold Niebuhr (*)



Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que eu posso e sabedoria para distinguir uma da outra – vivendo um dia de cada vez, desfrutando um momento de cada vez, aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz, considerando o mundo pecador como ele é, e não como gostaria que ele fosse, confiando em Deus para endireitar todas as coisas para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e sumamente feliz contigo na eternidade. Amém.

______________________________

(*) Reinhold Niebuhr nasceu em Wright City (USA), em 1892. Seu pai exercia funções de pastor em uma paróquia, o que acabou por influenciar Niebuhr.

Sua formação se voltou totalmente para a teologia. Estudou no Elmhurst College, depois no Seminário Teológico Éden e também na Escola de Divindade de Yale.

Destacou-se como pastor e passou a trabalhar na faculdade do Seminário Teológico. Ficou conhecido por se envolver em questões públicas e por seu pensamento sobre ética. Os escritos do pastor viraram referência.

Muitos de seus livros são sobre teologia, mas as suas obras que mais se destacam são: “Moral Man and Immoral Society”, que fala sobre a legalidade da revolução. Niebuhr não determina uma opinião incontestável a respeito da revolução; “The Nature and Destiny of Man” e “Faith and History”, em que Nieburhr confronta diferentes concepções a respeito da natureza e do destino do homem e também da história segundo a concepção bíblica.

O teólogo faleceu em 1971.

Um comentário: