quarta-feira, 31 de agosto de 2011

SUA ESCOLHA - Hipocrisia Jamais




Preclaros leitores,

Avaliem as palavras de Jesus Cristo, na passagem do Evangelho de São Mateus, Capítulo 23, versículos 1 a 12 e depois desfrutem de um maravilhoso paralelo com os dias de hoje nas nossas igrejas.

Então Jesus falou à multidão e aos seus discípulos. Ele disse: – Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés. Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam. Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos. Tudo o que eles fazem é para serem vistos pelos outros. Vejam como são grandes os trechos das Escrituras Sagradas que eles copiam e amarram na testa e nos braços! E olhem os pingentes grandes das suas capas! Eles preferem os melhores lugares nos banquetes e os lugares de honra nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças e de ser chamados de “mestre”. Porém vocês não devem ser chamados de “mestre”, pois todos vocês são membros de uma mesma família e têm somente um Mestre. E aqui na terra não chamem ninguém de pai porque vocês têm somente um Pai, que está no céu. Vocês não devem também ser chamados de “líderes” porque vocês têm um líder, o Messias. Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.

Se o discípulo de Jesus é alguém como ele e revela seu caráter às pessoas, por que será que tantos cristãos se parecem com tudo, menos com discípulos?! Parece que Jesus mesmo dá a resposta quando mostra aos seus seguidores o tipo de comportamento que deveriam evitar para não se parecerem com os religiosos fariseus de sua época! Nesse sentido, fica patente a diferença entre um mero religioso e um verdadeiro discípulo de Cristo.
O discípulo busca não ser incoerente, ou seja, dizer uma coisa e fazer outra. Chiiii... já começou a complicar! Ah, nem tanto, pois longe de ser perfeito, o discípulo admite suas falhas e pecados, em vez de esconder-se atrás de um belo discurso. O discípulo também procura não ser hipócrita, não obriga os outros a fazer aquilo que ele mesmo não pratica. Diferente do religioso de carteirinha, o discípulo não vive de aparência, mas é autêntico e não está atrás de autopromoção, procurando ser reconhecido por seus feitos, ser louvado por seu caráter ou temido por seu poder. O verdadeiro discípulo não é petulante, pois, sendo discípulo, sabe que tem sempre muito que aprender e que o título de Mestre realmente só cabe a um: Jesus. O discípulo não é autoritário, no sentido do uso ou abuso do poder, mas tem uma autoridade verdadeira que é conquistada por ser modelo para os demais.
O que sobra para o discípulo ser, então?

Sobra ser servo! Isso mesmo: aquele posto que ninguém almeja, o cargo pelo qual ninguém briga. Servo é aquilo que todo mundo diz ser, mas quase ninguém realmente é, pois a maioria prefere transformar os ensinamentos do Mestre em fonte de lucro pessoal, enquanto poucos realmente querem seguir nos passos de Cristo e servir aos outros, de verdade. Servir é abençoar as pessoas com o nosso melhor. Essa é a diferença entre um discípulo e um religioso. Qual deles você vai preferir ser?

O discípulo não é igual ao Mestre, mas vai ficando cada vez mais parecido com ele.

(do Livro Pão Diário, O Livro de Leituras Devocionais Diárias nº 11, 1ª Edição. Roland Korber, coordenador do comitê editorial. São Paulo: Rádio Trans Mundial, 2008)

4 comentários:

  1. Pois é, o mundo esta repleto de pessoas hipócritas, e é por esse motivo que talvez tenha me tornado uma pessoas totalmente antisocial e aversa a qualquer religião existente com sua ideologias e sua "panelinhas" totalmente preconceitosas a não ser crer em meu Deus que gera justiça sobre homens maus e paz sobre os homens bons!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado amigo! O que está acontecendo com você já aconteceu comigo. Na época eu fazia pafrte de uma grande igreja neopentecostal brasileira, e que hoje é uma das que está na crista da onda, na televisão, no rádio etc.

      Quando descobri uma série de práticas dessa igreja que, a despeito de não serem ilegais, eram deveras questionáveis sob o ponto de vista moral, comecei a ficar antissocial e avesso à religião.

      Isso me levou a fazer este blog. Inicialmente, nosso trabalho era o de jogar toda a titica das igrejas no ventilador e propagar os abusos da exploração da fé.

      Fiquei afastado de toda e qualquer atividade religiosa por mais de um ano.

      Mas o amor de Deus foi tão grande que, lendo a Palavra de Deus cheguei à conclusão que estava me afastando de Deus por causa do homem. Isso não é certo!

      Deus criou o universo, nos criou, enviou seu filho para morrer por nós, nos proporcionando a vida eterna.

      Não era justo se afastar dEle porque meia dúzia resolve malversar e malbaratear aquilo que de mais lindo Deus deixou para nós: a salvação de nossas almas.

      Por conta disso resolvi procurar uma igreja séria e com propósitos voltados ao reino de Deus.

      Foi dificil encontrar um lugar onde não existem as panelinhas e os desvios da Bíblia.

      Hoje estou frequentando uma igreja que me deu todo respaldo para trabalhar para Deus.

      Mesmo com muito pouco tempo de igreja, hoje faço parte da administração da igreja e exerço liderança na área evangelística.

      Arrependo-me bastante do tempo em que fiquei longe do Senhor, porque minha vida careceu muito do seu apoio nesse tempo.

      Passei pelos piores momentos de minha vida enquanto estava afastado dEle, mas ele me amou de tal maneira que me chamou de volta para Ele.

      Meu caro, se serve de testemunho, não se afaste de Deus por causa do homem.

      Se você quiser conversar pessoalmente comigo, por favor, não hesite em mandar um e-mail.

      Podemos marcar de você nos fazer uma visita para que veja que há gente séria lidando com as coisas de Deus.

      Se estiver interessado, mande um e-mail para ibvoblog@hotmail.com e eu te digo como você vai desistir de resistir ao chamado de Deus para sua vida.

      Venha e veja. Depois tire suas conclusões. Não precisa voltar se não quiser.

      Um forte abraço e espero seu contato!

      VOZ DA CONSCIÊNCIA

      Excluir
  2. Para mim. Não tem coisas pior no nosso mundo do que homens hipocritas. Principalmente os que tem o nome de cristo jesus na boca.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você!

    Mas isso não é justificativa para você não se aproximar de Deus. Se o homem te faz ficar afastada de Deus você está tão errada quanto um hipócrita. Pense nisso e sirva a Deus com o coração.

    A Paz!

    ResponderExcluir