segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O MUNDO DA XUXA E O McDONALD'S










Preclaros leitores,

Como pai participativo da vida do filho, no último dia 18.09, estive no chamado "Mundo da Xuxa", no Shopping SP Market, na Capital Paulista.

Chegamos por volta das 11:00h eu e minha esposa começamos a pôr nosso filho para brincar em todas as atrações do tal parque.

Não vou ingressar muito no mérito das razões pelas quais levei meu filho lá. Até agora estou me fazendo a mesma pergunta. Conformei-me com uma coisa simples: meu filho ficou em um estado de felicidade poucas vezes visto. Acredito que, por mais que você tente, tem certas coisas que se tornam inevitáveis. Pois bem!

Em meio a muita magia e brincadeiras, os presentes foram avisados de que em alguns minutos o primeiro show começaria.

Luzes apagadas e o palco começa a ficar todo enfumaçado. Raios lazer são projetados contra a estrutura teatral. Começa um ajuntamento de pessoas extraordinário. Pais e seus filhos começam a tomar seus assentos no chão ansiosos pelo início do espetáculo. Uma música triunfalista da Xuxa brada: "tchuru- tchuru-al. Planeta Xuxa! Ô Ô Ô Ô Xuxa, Yeah!" Começa o show!

Homens vestidos de rato e uma bruxa sobre patins invadem o palco, jogando toda sorte de lixo pelo chão da estrutura. Há toda uma coreografia para isso. A bruxa patina por todo o chão cantando uma música da qual não se entende a letra. A melodia, contudo, é algo comparável a um culto pagão.

Terminada a música, entram no palco dois bonecos coloridos, bem vestidos e branquinhos: um menino e uma menina. Esta última denominada "Xuxinha".

Começam os dois a inquirir a plateia sobre a ação dos ratos e da bruxa, no sentido de que estes estariam errados, porquanto jogavam lixo por todo lado, desrespeitando o meio ambiente.

Começam uma verdadeira lição de moral a todos os espectadores, exortando-os a evitar a produção de lixo sólido bem como à reciclagem de materiais não orgânicos.

Outra música começa. Desta vez, foi a turminha do bem quem cantou, isto é, a turma da tal Xuxinha.

A música trazia, por óbvio, a temática da preservação do meio ambiente.

O show termina!

Este espetáculo de luzes, cores e danças, que aliás foi formidável e muito bem organizado, deu-se por volta das 13:30h. Para um domingo este é um execelente momento para se pensar em almoçar.

Fui ao toalete lavar as mãos e eis que me deparo com um aviso bem grande: "Não disponibilizamos papel para secagem das mãos, porque papel gera poluição e corte de árvores". Abaixo do aviso um grande secador elétrico de mãos.

Pensei comigo que esta opção, de fato, é menos impactante para a natureza, embora a energia elétrica despendida para a secagem de mãos pode ser bem impactante quando nossos reservatórios de água ficam abaixo do nível. De qualquer modo aplaudi a iniciativa.

Fui até minha esposa e perguntei: - o que vamos comer? E ela me disse: - Tem um McDonald's dentro do parque!

Naquele momento abriu-se uma tangente no tempo, que me fez lembrar, em frações de segundo, da lição de moral do primeiro show, acerca da preservação da natureza.

Ora, ora, ora!!!

Como pode o "Mundo da Xuxa", que tem como carro-chefe a temática da preservação da natureza, ter, dentro de suas dependências, o seu próprio McDonald's.

Para quem não sabe, o McDonald's é uma empresa responsável por uma rede internacional de lanchonetes, cuja atividade é conhecida como fast food, sendo a maior rede do mundo na área citada. A expressão também se refere à marca desta empresa, a qual a transcende e revela-se inserida na cultura de massas contemporânea. A rede foi fundada em abril de 1955, em Illinois, nos Estados Unidos. Atualmente ela vende cerca de 190 hambúrgueres por segundo no mundo, sendo que uma nova loja é inaugurada a cada dez horas. Entre 1955 e 1993, as suas 14 mil lojas venderam 80 bilhões de sanduíches. Juntamente de marcas como Coca-Cola o McDonald's é considerado um dos mais disseminados símbolos do capitalismo internacional. (dados do pt.wikipedia.com).

Qual o problema disso, então? Eu vislumbro, ao menos, dois.

O McDonald's, juntamente com outras marcas do mercado mundial e nacional, além de reconhecidas marcas de fast food, também são reconhecidas como marcas de junk food. Mas o que é isso?

A junk food, ou "comida lixo", contém freqüentemente altos níveis de gordura saturada, sal ou açúcar e numerosos aditivos alimentares tais como glutamato monossódico e tartrazina; ao mesmo tempo, é carente de proteínas, vitaminas e fibras dietéticas, entre outros atributos saudáveis. Popularizou-se entre os fabricantes porque é relativamente barata de produzir, possui prazo de validade prolongado e pode nem mesmo precisar de refrigeração. Tem tornado-se popular em todo mundo porque é fácil de encontrar, requer um mínimo ou nenhum preparo antes do consumo, e pode exibir uma vasta gama de sabores. Mundialmente, o consumo de junk food tem sido associado à obesidade, doenças coronarianas, diabetes tipo 2, hipertensão e cáries. Há também preocupações quanto ao marketing direcionado para crianças. (dados do pt.wikipedia.com).

Você está começando a entender? Vamos avançar um pouquinho mais?

Leia a íntegra deste texto abaixo. Ele foi retirado do site "Caminhando Junto", e foi escrito por Eduardo V. Mortari Jr., que é administrador de empresas. Você ficará perplexo com os dados!

De acordo com o mais recente relatório econômico divulgado pelo McDonald’s do Brasil, a empresa é líder no mercado brasileiro de fast food, tendo respondido, em 2007, por 40% do segmento de alimentação rápida fora de casa no país. No mesmo ano, a empresa vendeu no país 196 milhões de sanduíches, 264 milhões de porções de batatas fritas e 17,8 mil toneladas de carne.

Da mesma forma que impressionam os números de consumo, imaginamos a quantidade de lixo produzido, assim como o volume de emissão de gases causadores do efeito estufa. Mais impressionante ainda é a empresa, com toda esta importância no setor, não ter políticas consistentes de compensação ambiental. Na prática, a companhia apenas adota medidas pouco eficazes para diminuir o impacto ambiental que causa.

Façamos um cálculo rápido: cada refeição gera em média 32,5 gramas de resíduos sólidos, entre papel e plástico. Como em 2008 a empresa faturou 22% a mais que em 2007, podemos estimar que vendeu cerca de 15% mais lanches. A partir desses números, chegamos à quantidade de 7.312 toneladas de papel e plástico descartados. Considerando ainda que a refeição consome guardanapos, sachês de temperos, sacos de papel, embalagens e caixas de transporte, e que resulta em resíduos alimentares, podemos chegar a uma estimativa conservadora de 17,5 mil toneladas de lixo produzido pelo McDonald’s em 2008. Se todas estas embalagens descartadas fossem colocadas lado a lado, a distância percorrida pelo lixo seria igual a seis voltas ao redor do planeta. Todo este volume foi lançado no lixo comum.

Este cálculo visa analisar a real sustentabilidade das atividades da rede. E a conclusão é que o McDonald’s é o maior vilão ambiental de todo o segmento de alimentação do Brasil. Alguns exemplos ilustram esta afirmação:

A empresa informa que vai reaproveitar o óleo da fritura para produzir biodiesel. Porém, este óleo é hoje vendido para terceiros, sem a preocupação com seu destino final.

Apesar de ter um restaurante “ecológico”, que permite redução de 14% no consumo de energia e 50% no consumo de água, a empresa não assume compromisso de implantar estas melhorias nos restantes 561 restaurantes da rede.

Enquanto alega não comprar carne ou grãos vindos de áreas desmatadas da Amazônia, despeja centenas de toneladas de gordura sem tratamento nos esgotos das cidades.

Só este ano o McDonald’s do Brasil iniciou uma prática experimental de coleta seletiva, em apenas 15% dos restaurantes. Por que não adotar o procedimento em todas as unidades?

O fato é que o impacto ambiental provocado pelo McDonald’s vai muito além do lixo sólido que produz. O modelo de negócio – com uma central de distribuição única – faz com que a logística da rede seja também uma grande vilã do meio ambiente. O abastecimento dos apenas cinco restaurantes de Manaus (AM), por exemplo, demanda viagens de avião e caminhão, e um consumo maior de energia por câmaras frigoríficas para garantir a qualidade dos alimentos perecíveis. Por que toda a mercadoria tem que ser transportadas em grandes caminhões, movidos a diesel e não comprada de produtores regionais?

O objetivo desta reflexão é mostrar a urgente necessidade de adoção no McDonald’s de um programa de compensação ambiental que possa reduzir os efeitos das emissões de gases de efeito estufa de sua cadeia produtiva. Seja na forma de lixo, esgoto, consumo de energia e água ou emissão de CO² e outros gases. Tudo isto precisa ser adequadamente compensado!

Para uma empresa que, no ano de 2008, faturou R$ 3,3 bilhões no país e só em propaganda investiu cerca de R$ 130 milhões, destinar parte dos investimentos a um programa de compensação ambiental é uma obrigação. Principalmente para com a população que, ao consumir seus produtos, lhe propicia enormes lucros, muitos dos quais são exportados na forma de royalties.

Exportar lucros não é nenhum pecado e faz parte do sistema econômico globalizado que trouxe grandes benefícios ao país. O que não se pode permitir, no entanto, é que só o lucro saia enquanto todo o lixo fica.

Precisamos dizer mais alguma coisa?

Lembra-se daqueles ratos e daquela bruxa que narramos no início de nosso artigo? Pois então! Eles representam, alegoricamente, o McDonald's, que a Xuxa chamou, literalmente, para fazer parte de seu "Mundo".

Como sabemos, a Xuxa é vegetariana. Prima pela sua saúde e aparência.

Porque o parque que leva seu nome não segue as mesmas preferências dela? Porque não se coloca um restaurante que serve comida balanceada para as crianças, rica em nutrientes, supervisionada por nutricionistas?

Porque o "Mundo da Xuxa" não dispensa de vez de suas dependências um dos maiores produtores de lixo e poluição do mundo?

Se o "Mundo da Xuxa" é esse ai que presenciamos, então ele não preza por nenhum dos valores que ele, de forma bastante incoerente e hipócrita, anuncia nos seus shows.

Xuxa, se você preza tanto os seus baixinhos, que aliás são os verdadeiros responsáveis por todo sucesso de sua vida, trate-os bem! Ensine-os a se alimentar bem! Advirta-os acerca do consumo de alimentos cujas indústrias não respeitam o meio ambiente!

Não fique só no show. Vá além!

VOZ DA CONSCIÊNCIA

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