segunda-feira, 28 de março de 2011

DEUS E A LEI DA CAUSA E EFEITO - Uma crítica ao fundamento da Teologia da Prosperidade



Segundo vídeo da série: vamos explorar mais ainda o tema da Teologia da Prosperidade. Façam seus comentários positivos ou negativos. Aqui não tem obscurantismo. Espaço democrático é isso! Um abraço!

Voz da Consciência

VIDEOGALERIA: Um Sonho Possível (Sandra Bullock)


Prezados leitores,

Neste final de semana assistimos a um bom filme e gostaríamos de compartilhar com os amigos. É o filme "Um Sonho Possível", dirigido por John Lee Hancock e estrelado por Sandra Bullock, Tim McGraw, Kathy Bates, Quinton Aaron, Lily Collins, Jae Head, Rhoda Griffis, Ray McKinnon.

O filme conta a história de Michael Oher (Quinton Aaron), um jovem negro vindo de um lar destruído, que é ajudado por uma família branca, liderada por Leigh Anne (Sandra Bullock) que acredita em seu potencial. Com a ajuda do treinador de futebol, de sua escola e de sua nova família, Oher terá de superar diversos desafios a sua frente, o que também mudará a vida de todos a sua volta.

Por conta de sua compleição física que lhe rendeu a alcunha de "Big Mike", Michael é admitido numa escola burguesa e neo-republicana de alunos predominantemente brancos. O seu baixíssimo rendimento escolar, devido à sofrida vida que teve é um obstáculo inicial à obtenção de uma vaga no time de futebol local.

Sem roupas e sem lugar para ficar, Michael é ajudado pela rica Leigh Anne. Embora com dois filhos e uma vida muitíssimo confortável, Leigh sentia-se numa vida fúttil e esvaziada de sentido e, vendo o contraste com o rapaz muito pobre, inicia uma longa lista de iniciativas visando o seu desenvolvimento e sucesso.

Há uma atmosfera bem criada no filme: o retrato do sul dos Estados Unidos. Lee Hancock fez uma decente contextualização da política atual, na qual os neo-republicanos se colocam como vítimas do preconceito dos Obamistas e dizem sofrer de “racismo às avessas”. Posição reforçada diariamente pela Fox News. (por Heitor Augusto, do Cineclick)


O "Voz" recomenda este filme aos leitores. Vale a pena investir alguns minutinhos para vê-lo. Um abraço!

sexta-feira, 25 de março de 2011

ORAÇÃO DA SERENIDADE - de Reinhold Niebuhr (*)



Concede-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar, coragem para modificar as que eu posso e sabedoria para distinguir uma da outra – vivendo um dia de cada vez, desfrutando um momento de cada vez, aceitando as dificuldades como um caminho para alcançar a paz, considerando o mundo pecador como ele é, e não como gostaria que ele fosse, confiando em Deus para endireitar todas as coisas para que eu possa ser moderadamente feliz nesta vida e sumamente feliz contigo na eternidade. Amém.

______________________________

(*) Reinhold Niebuhr nasceu em Wright City (USA), em 1892. Seu pai exercia funções de pastor em uma paróquia, o que acabou por influenciar Niebuhr.

Sua formação se voltou totalmente para a teologia. Estudou no Elmhurst College, depois no Seminário Teológico Éden e também na Escola de Divindade de Yale.

Destacou-se como pastor e passou a trabalhar na faculdade do Seminário Teológico. Ficou conhecido por se envolver em questões públicas e por seu pensamento sobre ética. Os escritos do pastor viraram referência.

Muitos de seus livros são sobre teologia, mas as suas obras que mais se destacam são: “Moral Man and Immoral Society”, que fala sobre a legalidade da revolução. Niebuhr não determina uma opinião incontestável a respeito da revolução; “The Nature and Destiny of Man” e “Faith and History”, em que Nieburhr confronta diferentes concepções a respeito da natureza e do destino do homem e também da história segundo a concepção bíblica.

O teólogo faleceu em 1971.

VOZ DA CONSCIÊNCIA - Apresentação da série de vídeos



Prezados amigos!

Com um certo atraso, o "Voz" inaugura a prometida série de postagens de vídeo (VLOG), no dia que marca a outroga da primeira constituição do país (1824). Um grande abraço e aproveite!

quarta-feira, 23 de março de 2011

BLOG: Encerra-se a enquete sobre a "Teologia da Prosperidade"



Prezados leitores.

Na semana passada o "Voz" encerrou mais uma das suas enquetes. Desta vez foi aquela sobre a teologia da prosperidade (TP). Apesar de não termos tido um número muito grande de votos, mesmo tendo ela ficado no ar por mais de dois meses, a qualidade dos votos já nos diz muita coisa. Alíás, de há muito os institutos de pesquisa entendem que não há uma necessidade de muitos votos para saber a real opinião das pesssoas, uma vez que a técnixa é feita por amostragem. É evidente, contudo, que o nosso blog não utiliza métodos de amostragem, tratando-se, portanto, de um mero levantamento de opinião sem controle de amostragem.

Pois bem! Perguntamos ao público, que achavam da Teologia da Prosperidade. Havia somente uma resposta que a qualificava positivamente, duas que a qualificavam negativamente e, por fim, uma última que era neutra, no sentido do leitor não saber do que se tratava.

Todos os seis votos elucidaram aspectos negativos da TP.

Não vou fazer nenhum comentário com embasamento bíblico aqui, justamente porque já o fizemos no link http://vozconsciencia.blogspot.com/2011/02/teologia-da-prosperidade-tire-suas.html. Todavia, nas nossas considerações sobre fé e religião, o "Voz" tem tratado a TP como uma praga que invadiu de vez o meio cristão em geral.

Digo cristão em geral por conta da sua inserção, ainda que de pequena monta, no catolicismo. Hoje, não raro, já é possível ver nos canais abertos de televisão padres católicos utilizando-se dos mesmos estratagemas dos pastores evangélicos e me parece que estão aprendendo muito bem, porque estavam ficando para trás nesta questão.

A TP funciona como uma droga que ingressa na cabeça da pessoa como uma espécie de compensação bioquímica pelos fracassos cotidianos, cujo sofrimento é normal e inevitável, mesmo para alguém que é fervoroso cristão, uma vez que vivemos num mundo em que nem tudo depende de nós e nem tudo depende de Deus, porque ele nos conferiu o livre arbítrio, de modo que não se imiscui nas nossas tomadas de decisão, a não ser que o convidemos para opinar. Deus é educado, se assim pode se dizer!

Mas o que vemos hoje? Religiosos, líderes, músicos, escritores etc., com chavões do tipo: "eu tenho a marca da promessa"; "com Cristo é vencer ou vencer"; "sou cabeça e não cauda"; "nascemos para sermos reis e sacerdotes". Frases soltas da Bíblia ou construções da cabeça humana que busca, simplesmente, soluções para os seus problemas terrenos, desprezando completamente a soberania de Deus, e tratando-O como mais um deus pagão, que depende do sacrifício para provocar a sua ação.

Eis então, meus caros, estas breves linhas sobre o final de nossa enquete. Para saber mais sobre teologia da prosperidade, visite nosso texto no:


Aproveitando o ensejo, lançaremos oficialmente a nova enquete: Ingerir bebida alcoólica é pecado? Vote!