quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

APÓS O FIASCO DO CALENDÁRIO MAIA: Cometa C/2012 S1 ISON está vindo em direção ao Sol



_____________________________________________________

da Wkipédia em: http://pt.wikipedia.org/wiki/C/2012_S1

(*) veja nossos comentários após o texto base.
_____________________________________________________


C/2012 S1 (ISON) é um cometa rasante descoberto em 21 de setembro de 2012 por Vitali Nevski de Vitebsk, Bielorrússia e Artyom Novichonok de Kondopoga, Rússia. A descoberta foi realizada utilizando um telescópio refletor de 400 mm de abertura do observatório da ISON nos arredores de Kislovodsk na Rússia. Foram rapidamente obtidas imagens para precovery do Mount Lemmon Survey do dia 28 de dezembro de 2011 e do Pan-STARRS do dia 28 de janeiro de 2012 Observações subsequentes foram realizadas no dia 22 de setembro por uma equipe do observatório Remanzacco da Itália usando a rede de telescópios iTelescope. A descoberta foi anunciada pelo Minor Planet Center no dia 24 de setembro.

[editar]
Periélio

A órbita preliminar mostra que o cometa atingirá o periélio (maior aproximação do Sol) no dia 28 de novembro de 2013 a uma distância de 0,012UA (1 800 000 km) do centro do Sol Levando em conta o raio solar de 6,955×105 km o cometa passará aproximadamente a 110 000 km da superfície do Sol. Sua órbita aproximadamente parabólica sugere que seja um novo cometa vindo da nuvem de Oort. Cálculos preliminares mostram que em sua maior aproximação de Marte no dia 1 de outubro de 2013 o cometa passará a 0,07 UA (10 000 000 km) e na maior aproximação da Terra no dia 26 de dezembro de 2013 passará a 0,4 UA (60 000 000 km).

[editar]
Brilho

No momento de sua descoberta a magnitude aparente era 18,8, escuro demais para ser visto a olho nu mas com brilho suficiente para ser fotografado por amadores com grandes telescópios. O brilho aumentará gradualmente a medida que se aproximar do Sol. Por volta de agosto de 2013 deve estar visível para pequenos telescópios e binóculos, tornando-se visível a olho nu no final de outubro ou no início de novembro e permanecendo assim até o meio de janeiro de 2014. Quando o cometa atingir o periélio no dia 28 de novembro ele estará a menos de 1° do Sol, tornando sua observação difícil dado o brilho do Sol. O cometa pode se tornar extremamente brilhante se permanecer intacto, provavelmente atingindo magnitudes negativas. De acordo com a revista Astronomy Now pode até se tornar mais brilhante que a lua cheia, entretanto a previsão do brilho de um cometa é difícil, especialmente um que passará muito perto do Sol e pode ser afetado pela dispersão frontal da luz. Os cometas Kohoutek e C/1999 S4 não cumpriram a expectativa, mas se o ISON sobreviver pode se tornar semelhante ao Cometa McNaught, ao Grande Cometa de 1680 e ao cometa C/2011 W3 (Lovejoy). O mais brilhante desde 1935 foi o Cometa Ikeya–Seki em 1965 com magnitude -10.
________________________________________________________
________________________________________________________

COMENTÁRIOS DO "VOZ"

Meus caros.

Seguramente, quando estiver iminente a chegada do cometa aqui noticiado, não faltará quem diga que este é o evento final do Calendário Maia com um ano de atraso.

Para os modernos "profetas do apocalipse", no ano de 2012, aproximar-se-ia da terra um planeta denominado Nibiru ou Planeta X, que ia alterar o eixo da terra e, consequentemente, o sistema polar do globo, promovendo uma série de catástrofes que iria aniquilar com a humanidade.

Muitos dirão que esse é o tal planeta previsto. 

O motivo de nosso alerta, já no começo desse ano, é para que você não se engane com mais essa baboseira. Muitos se utilizarão desse fato para se aproveitar das pessoas. Não seja você o próximo a cair no "conto do vigário do fim do mundo".

Contra isso só tem um remédio: informação.

Quais são os riscos calculados desse evento?

Andam dizendo por ai que o tal cometa passará muito próximo do Sol. Se você leu direitinho o texto base acima, verá que, do Sol ele passará a 110.000 km da superfície, o que é, para as medidas estelares e cósmicas, um "raspão".

Estima-se, pois, que se o cometa sobreviver à passagem tão perto do sol, a terra poderá ver uma segunda lua, porque a iluminação que este cometa refletirá do sol será muito intensa. Ele não se chocará com a Terra, porque sua órbita prevista quando passar pelo nosso planeta é de, aproximadamente, 60.000.000 km (sessenta milhões de quiômetros).

Lado outro, se não sobreviver à passagem pelo Sol,  o cometa poderá ser cindido em alguns pedaços que podem, ai sim, colidir com a terra, mas, ao que tudo indica, sem maiores desdobramentos.

Fora isso, meus caros, outro risco não haverá. O risco que temos é um único: ficar sem o espetáculo de ver o astro passando pelo planeta todo iluminado .

Portanto, munam-se de informações contra a próxima bobagem de fim do mundo que vai começar a permear os meios inúteis de comunicação.

Forte abraço.

VOZ DA CONSCIÊNCIA

4 comentários:

  1. É isso que precisamos. Fazer com que essas pessoas que ficam misturando Física com Religião se esclareçam mais e que não fiquem enganando os que não tem condições de saber sobre os acontecimentos do Universo, principalmente pastores de certas igrejas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A religião se funde com a fisica os 2 se explicam, mas infelizmente essa religião existente hj não representa a verdade..... os maias mostravam o fim de uma era e começo de outra..... em todos os ensinamentos dos povos antigos falam a mesma coisa.........http://www.youtube.com/watch?v=HzKuT8GpB5M

      Excluir
  2. Fiasco, engraçado né os Maias só erraram por 2 digitos com o calendário atômico, veja bem, isso eles que viveram há 5 mil anos atrás. Os céticos deveriam ter vergonha de falar asneiras e estudarem muito mais o que eles disseram, na verdade nunca disseram que o mundo iria terminar e sim pessoas ignorantes e burras que não sabem e não compreendem a história dos Maias. Muita mentira espalhada por gente ignorante, que não lê nem estuda e saem falando baboseiras sem sentido. Nunca misturou-se religião com astronomia. Os Maias tinha perfeito conhecimento dos movimentos do Sol, lua e Vênus, até muito melhores que os astronomos com equipamentos mais perfeitos. Quero lembrar que de acordo com os Maias eles também colocaram o alinhamento com a galáxia que só depois de 5 mil anos os seres humanos descobriram esse alinhamento, acho que antes de falar que é fiasco leia mais sobre as profecias e também sobre os Maias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Contatoalienígena.

      Primeiramente, obrigado por comentar e participar de nosso blog. Fico muito feliz com a discordância e com o debate democrático de ideias.

      Todavia, meu caro, acho que você não nos entendeu. O fiasco não é do "Calendário Maia", mas das teses que falavam asneira com base nesse maravilhoso instrumento de estudo astronômico.

      Indubitavelmente os evangélicos (pastores, ministros, apóstolos etc), que se locupletam da ignorância dos fiéis, caíram do cavalo com essa história de que Jesus estava voltando com essa do Calendário Maia.

      Não estamos aqui para falar de ninguém. Estamos aqui para falar de nós mesmos, isto é, dos evangélicos.

      Nosso blog atira pedras em nossa própria vidraça.

      Aliás, meu caro, acompanho com muita veemência tudo que se diz a respeito do universo e de vida em outros planetas. Já ouviu falar na Operação cavalo de Tróia? Tenho certeza que sim.

      Portanto, não nos quira mal. Estamos atacando os crentes que visam lucro e não na galera que tem a mente aberta para as coisas do universo.

      Valeu?

      Forte abraço.

      Att.

      Voz da Consciência

      Excluir