- SINOPSE (https://mubi.com/pt/br/films/aftersun): Em um resort decadente, Sophie, de 11 anos, aproveita o raro tempo com seu pai amoroso e idealista, Calum. Vinte anos depois, as lembranças de Sophie de suas últimas férias se tornam um retrato poderoso e doloroso do relacionamento deles.
Mais informações em: https://www.imdb.com/title/tt19770238/?ref_=tt_mv_close.
- SUGESTÃO DE CRÍTICA: https://www.planocritico.com/critica-aftersun/.
- SUGESTÃO DE CRÍTICA: https://www.planocritico.com/critica-aftersun/.
- COMENTÁRIOS DO "VOZ" (Alerta! Pode conter "spoiler")*
Feitas essas importantes citações iniciais, a fim de respeitar o trabalho de nossos críticos de cinema e plataformas dedicadas ao assunto (aliás, recomendo a todos que, ao término de cada filme, procurem críticas bem abalizadas, vale muito a pena), falando sobre esta obra em si, o filme é brilhante!
Sophie relembra, vinte anos depois, passagens que teve com seu pai, em férias na Turquia.
Somos levados pela trama a olharmos tudo como se fôssemos a Sophie. Os filhos, por sua lente, conhecem fragmentos da histórias de seus pais. São resgates de memórias afetivas pelas quais Sophie tenta construir a imagem de um pai.
O filme deixa muitas pontas soltas. Há uma clara (para mim, ao menos), aura de que Calum passava por algum momento bem delicado, mas que não era possível ser identificado por uma menina de 11 anos. A trama não dá explicações. Deixa tudo, de fato, no ar, para que o espectador construa a imagem do pai, tal e qual Sophie tenta fazer por suas lembranças fragmentárias.
Vale cada minuto.
- NOSSA AVALIAÇÃO: 10!!!!
- NOSSA AVALIAÇÃO: 10!!!!
______________
* Nota do editor: vocês sabem, perfeitamente, que não sou crítico de cinema. Não tenho competência e nem bagagem para isso. Todavia, sempre gosto de fazer esse importante alerta, a fim de não frustrar os leitores. O objetivo aqui é o de indicarmos os bons filmes. Aqueles que vão além do entretenimento puro e simples. Não que sejamos contra as obras de entretenimento. De modo algum! Em cultura, há espaço para tudo. Os tais "blockbusters" encantam e fazem com que a pessoa goste de cinema e de suas multifacetadas linguagens. Mas o que trazemos aqui são obras que se alinham com os propósitos de nosso blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário