quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CRISTIANISMO: Papa aprova criação de primeiro seminário cubano em 50 anos

Do Portal Terra (04.11.2010)

O papa Bento XVI manifestou sua alegria nesta quinta-feira com a inauguração do novo seminário de Havana, o primeiro construído pela Igreja Católica cubana após 50 anos.

"Espero que a criação do seminário vele por uma esmerada preparação humana, espiritual e acadêmica da instituição rumo ao Ministério Sacerdotal", declarou o Papa em mensagem enviada em seu nome ao cardeal de Havana, Jaime Ortega.

O Seminário San Carlos e San Ambrosio, que fica a 17 km da capital cubana, foi inaugurado na última quarta-feira pelo presidente cubano, Raúl Castro.

Em sua mensagem, o Pontífice orientou aos formadores e os seminaristas: "peço que se identifiquem a cada dia com os sentimentos de Cristo, por meio da oração assídua, da séria aplicação ao estudo, da digna celebração dos sacramentos e do testemunho de seu amor como autênticos discípulos e missionários do evangelho da salvação", disse.

Bento XVI pediu a proteção de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, para o novo projeto e abençoou os cubanos. "Uma especial bênção apostólica à amada nação, que com prazer, estendo a todos que generosamente contribuíram à construção do novo edifício", escreveu.

Este é o primeiro centro de formação de sacerdotes construído em mais de meio século de Revolução. Em 1998, o papa João Paulo II benzeu a primeira pedra, durante sua visita a Cuba e, em 2006, começaram as obras oficiais do seminário. Até agora, só havia um seminário em Cuba, criado na província oriental de Santiago de Cuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário