quarta-feira, 10 de novembro de 2010

VERGONHA: RESULTADOS DO ENEM SÃO SUSPENSOS PELA JUSTIÇA

Preclaros leitores,

No dia de hoje os jornais e o rádio noticiaram que o resultado do ENEM foi suspenso pela Justiça, a pedido do Ministério Público, tendo em vista os fatídicos episódios de falhas nas impressões e aplicação da prova.

O ENEM é uma excelente iniciativa do governo federal no afã de controlar o ensino no país e, a partir dos dados coletados, promover melhorias nas políticas de ensino.

Com a possiblidade de utilização do seu resultado em muitas universidades privadas e na maioria das universidades públicas federais e estaduais, o ENEM deveria ter verdadeiramente obtido prestígio nacional.

Todavia, em virtude das corriqueiras falhas no certame por pura inépcia do INEP, a moral do ENEM ficou profundamente abalada.

É lamentável que o nosso país ainda não tenha um sério controle do ensino médio. A forma de realização do concurso é uma verdadeira piada: alunos têm acesso aos temas de redação antes da aplicação da prova; a impressão da prova sai com vários defeitos; as perguntas, não raramente, possuem duas ou mais respostas corretas; isso sem falar nas falhas de organização, que colocam a maioria dos alunos para fazer prova em distâncias absurdas, as vezes em cidades vizinhas.
Não é a toa que a Justiça Federal determinou a não divulgação do gabarito da prova, até que sejam esclarecidas as responsabilidades pelos erros. Não é possível que não se tenha detectado de quem foi a culpa, dando ensejo a sua imediata responsabilização, ao menos administrativa, pelo Ministro Fernando Haddad.
Nós já vimos este filme: vão falar muito em responsabilidades; muito se confabulará acerca dos erros etc., mas nada será efetivamente feito e o ENEM, já com sua imagem combalida, cairá em profundo descrédito nacional, lamentavelmente.
Mais uma vez a educação em nosso país esta sendo tratada como lixo.
Parece que a educação no país é questão de somenos importância. A rede pública tem um ensino pedestre e que não garante um futuro promissor para o aluno. Este dependerá de outros fatores para vencer na vida.
Quando será que o ensino no país será levado à sério. Sério que eu digo é no nível dos Estados Unidos e da Europa, em que o governo paga para as pessoas estudarem. Eles não querem ignorantes no país. São politizados e polidos.
A falta de educação no nosso país, que se eleva a níveis extremos, provoca deletérias consequências na nossa sociedade. O rico ignorante se torna cada vez mais arrogante; e o pobre ignorante é cada vez mais explorado e manipulado.
Isso tudo abre enchanças à produção massiva de uma mídia sem criatividade, de uma televisão pobre em cultura e de um jornalismo apagado e recheado de sensacionalismo para poder atrair a atenção do populacho.
O pior de tudo é quando a ignorância atinge níveis governamentais. Basta que o leitor assista ao programa CQC da Rede Bandeirantes (segundas-feiras as 22:15), especificamente no quadro em que os repórteres fazem perguntas básicas para os parlamentares que, quando não as respondem, o fazem de maneira errada. Não sabem sequer questões simples de Estado, de situações que deveriam estar inseridas no seu dia-a-dia.
Apelo aos senhores que cobrem das autoridades uma melhor educação para os nossos brasileirinhos menos favorecidos. Somos um povo de potencial inesgotável. Somos um povo forte e sedento por aprender como sermos melhores a cada dia. Nos falta o apoio das autoridades.
Se você não sabe/lembra em quem votou na última eleição cuidado! Pense de quem você irá cobrar iniciativas na política educacional?
Um efusivo e cordial abraço a todos
O Editor

Nenhum comentário:

Postar um comentário